segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A tecnologia é nociva


Deixe as crianças serem infantis: não lhes dê acesso a TV, 
jogos eletrônicos, computadores e Internet! 


Com o avanço da tecnologia e as dificuldades no ensino, o uso de softwares se torna, sem dúvidas, uma alternativa válida para o ensino da matemática e, portanto, aparenta ser uma poderosa ferramenta para o professor.

A ideia de que os jovens de hoje estão acostumados à atividades dinâmicas (provenientes dos variados tipos de tecnologias) pode nos sugerir que tal dinâmica deve ser levada para as escolas (através de computadores, vídeos, jogos eletrônicos educativos, etc.) - tudo isso a fim de tornar as aulas menos monótonas e mais atraentes.

Entretanto, a tecnologia pode, na verdade, piorar as coisas e prejudicar o desenvolvimento do indivíduo. Para uma exposição sucinta a este interessante tema (que certamente merece a atenção daqueles que instruem matemática para crianças), confira o vídeo e o áudio abaixo, onde Valdemar Setzer comenta que a idade ideal para o indivíduo ter o primeiro contato com o computador é a partir dos 17 anos e expõe os malefícios que a televisão causa.



Áudio: Computador não é essencial na educação das crianças



Vídeo: TV serve pra que? 


O leitor interessado poderá encontrar mais material sobre este tema na página pessoal do autor acima mencionado: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/

Valdemar Setzer é Prof. Titular, aposentado mas ainda ativo, do Depto. de Ciências da Computação da USP; foi o fundador e diretor do Centro de Computação Eletrônica e do Centro de Ensino de Computação da USP. É autor de 12 livros técnicos e educacionais, no Brasil e no exterior.


QUESTIONAMENTO: nesta perspectiva, qual é o papel que os blogs matemáticos (com toda sorte de recurso tecnológicos) assumem?


Caso queira, manifeste-se nos comentários.

Referências: todos os links encontrados no texto acima.
Erros podem ser relatados aqui.

2 comentários :

  1. Compartilho do mesmo pensamento do professor. Mas o que fazer, se as escolas exigem de nós professores essa qualificação tecnológica? É um assunto polêmico e complicado de explicar/entender.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas Edigley, este é um assunto complicado. Talvez, em meio a este fogo cruzado, o professor deva, na medida do possível, tentar minimizar os malefícios. Talvez exista um ponto médio entre "extinguir as tecnologias" e "usá-las em excesso" onde o professor possa pisar com segurança...

    Pedro R.

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: