sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tabela de Derivadas e Integrais

Apresentamos, a seguir, uma tabela de derivadas e integrais básicas. O objetivo não é apresentar uma tabela completa (pois ela contém apenas os resultados mais elementares) e tampouco concisa (pois é possível que alguns achem que algumas linhas são redundantes. Certamente para fazer este julgamento o indivíduo deverá, necessariamente, ter conhecimento de cálculo, mas a tabela é direcionada, justamente, para quem tem pouco conhecimento do assunto).


Construí a tabela baseado em minha experiência pessoal (é uma destas que eu gostaria de ter tido no início do curso, mas não conheci e nem conheço alguma parecida). O objetivo é, portanto, apresentar uma tabela útil ao aluno iniciante em cálculo (que só quer saber qual é a derivada e/ou integral de alguma função e nada mais). Devido à sua natureza elementar (se comparada com tabelas mais completas), poderá ser que ele logo a abandone, mas não tenho dúvidas de que, se for adotada, ela poderá ser útil (inclusive para memorização - não estou dizendo que a tabela é suficiente e nem que memorização basta).

A facilidade que esta tabela proporciona é que tanto a derivada quanto a integral de uma determinada função podem ser encontradas na mesma linha. Deste modo, busque na coluna central a função que se quer integrar (ou derivar) e veja sua integral na coluna da direita e sua derivada na coluna da esquerda:

tabela de cálculo diferencial e integral (derivadas e integrais básicas)

Os interessados podem fazer o download da tabela (em formado pdf e sem marca d'água) clicando em cima da tabela ou no link abaixo:


Qual é a integral dessa função? Qual é a derivada daquela outra? São perguntas como essa que esperamos que a tabela acima possa ajudar a responder de forma prática.

Referências: livros de cálculo.
Erros podem ser relatados aqui.

8 comentários :

  1. Excelente tabela, considerando os objetivos já citados acima. Eu acrescentaria apenas as duas funções hiperbólicas cosh x e sinh x, mas isto é apenas um gosto pessoal . Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Paulo, muito obrigado pelo elogio e pela sugestão. Hoje mesmo (ou amanhã) atualizarei esta tabela com as funções citadas.
    Abraço.
    Pedro R.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao blog e seu administrador nota 1000

    ResponderExcluir
  4. nas integrais e derivadas de sen e cos não estão faltando o sinal??? Pois a integral de sen(x) até onde eu sei é -cos(x), e a derivada de cos(x)é -sen(x)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo do dia 27/09/12. Me parece que não está faltando o sinal... Note que sen(x)é a 9ª função que aparece (não confundir com senh(x), ou seja, com seno hiperbólico de xis - que é a penúltima função). Obrigado pela preocupação em avisar. Peço que se detectar qualquer coisa estranha, entre em contato novamente.
      Pedro R.

      Excluir
  5. Man coloca das funções trigonométricas inversas

    ResponderExcluir
  6. Cos 30° = f1x/12,92. como resolvi?

    ResponderExcluir

Arquivo do BLOG MANTHANO

Atualizações dos nossos parceiros: