quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prêmio Wolf de Matemática 2012



Esta postagem é de caráter informativo. Apresento, a seguir, trechos de alguns sites que dizem respeito à Fundação Wolf, os prêmios por ela concedidos e os ganhadores deste ano.
A Fundação Wolf (uma organização privada israelense e sem fins lucrativos) teve início em 1976, com um fundo de dez milhões de dólares doado pela família Wolf. Os fundadores desta instituição (e principais doadores) foram Dr. Ricardo Wolf (1887–1981) e sua esposa Francisca. O dinheiro arrecadado pela Fundação é utilizado, principalmente, para conceder bolsas de estudos  e prêmios (dentre os beneficiados se pode encontrar estudantes, artistas e cientistas).
[o texto acima é uma adaptação do site da Fundação Wolf e da Wikipédia]
O Prêmio Wolf é um prêmio anual estabelecido desde 1978, destinado a cientistas e artistas vivos, concedido por "conquistas visando o interesse da humanidade e relações amigáveis entre povos, independente de nacionalidade, raça, cor, religião, sexo ou política".


Foi instituído por Ricardo Wolf, cientista nascido na Alemanha, diplomata cubano em Israel. Agracia seis campos: agricultura, química, matemática, medicina, física, e artes. Cada prêmio é dotado em US$ 100.000. Na área de ciências naturais está situado em caráter de relevância após o Prêmio Nobel e a Medalha Fields.
[o texto acima é uma transcrição do site Wikipédia]

O ministro de cultura israelense, Gideón Saar, e o presidente da Fundação Wolf anunciaram nesta terça-feira a concessão do prestigioso prêmio Wolf de Matemática, ao matemático argentino Luis Caffarelli, junto com o americano Michael Aschbacher.

"Caffarelli produziu um trabalho sobressalente, visionário, original e fundamental sobre as equações parciais fundamentais", expressa o comunicado divulgado pela Fundação Wolf sobre o professor da Universidade do Texas (Austin, EUA.).
A nota destaca em particular os trabalhos do argentino sobre a regularidade das equações elípticas e parabólicas, os problemas de fronteiras livres e a mecânica fluente.

Também ressalta que seu companheiro no prêmio, Aschbacher, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), é "o principal arquiteto da classificação de grupos simples finitos", e fez uma contribuição "extraordinária em seu alcance, profundidade e beleza" da teoria.
A Fundação Wolf lembra que "mais de um terço dos agraciados com o prêmio Wolf (entregue anualmente) ganharam o prêmio Nobel nas categorias compartilhadas (Medicina, Física e Química)".

O tenor espanhol Plácido Domingo e o diretor britânico Simon Rattle compartilharão este ano o Wolf das Artes.

Também receberão o prêmio nas categorias de Física, Medicina e Química, respectivamente, Jacob D. Bekenstein, Ronald M. Evans, Paul Alivisatos e Charles M. Lieber.

O presidente israelense, Shimon Peres, fará a entrega dos prêmios, acompanhados de US$ 100 mil, no dia 13 de maio em Jerusalém em cerimônia na Knesset (Parlamento israelense).

Referências: além dos sites já citados, este aqui e este outro (de onde foram tiradas algumas imagens).
Erros podem ser relatados aqui.

2 comentários :

  1. Não conhecia este prêmio que agracia matemáticos. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Paulo, até ler a notícia acima eu tbm não tinha conhecimento deste prêmio, por isso resolvi fazer esta postagem. Obrigado pelo elogio.
      Abraço.
      Pedro R.

      Excluir

Arquivo do BLOG MANTHANO

Atualizações dos nossos parceiros: