quarta-feira, 10 de maio de 2017

Elon: um exímio expositor.


Aos 87 anos, o matemático brasileiro Elon Lages Lima faleceu no último domingo - dia 7 de maio de 2017. Para saber um pouco mais sobre sua vida e seu legado, veja a nota no site do IMPA e a nota no site da SBM.

Elon Lages Lima
Elon Lages Lima num momento da
última aula que lecionou no PAPMEM, em julho de 2012.

Embora eu não o tenha conhecido pessoalmente, aprendi muito com ele. Como uma forma de prestar uma homenagem póstuma, mencionarei nesta postagem algumas de suas obras que marcaram minha vida de estudos.

Na época da faculdade (licenciatura), a coleção A Matemática do Ensino Médio (volumes 1, 2, 3 e 4), o livro Meu Professor de Matemática e Outras Histórias, o livro Exames de Textos e as suas aulas no programa PAPMEM tiveram grande influência sobre mim. O livro Exame de Textos inclusive inspirou a elaboração de um trabalho (realizado em grupo), motivo que me fez contatar o professor Elon por email - que, para minha satisfação, se mostrou bastante gentil e solícito ao me atender. No fim da faculdade, às vésperas de prestar seleção para um programa de mestrado, Elon foi meu primeiro professor de análise através do seu curso de análise real em vídeo (meu curso de graduação não ofertava a disciplina de análise). Durante a preparação para entrar no mestrado, bem como no decorrer do curso, os seus livros Análise Real (1 e 2), Curso de Análise (1 e 2) e Álgebra Linear também foram decisivos. Hoje em dia, no doutorado, seu livro Curso de Análise 2 ainda se revela bastante útil em alguns momentos.

O prof. Elon disse
Sempre senti a necessidade de expor as coisas para as pessoas entenderem. ([1], p. 50)
e complementou
Eu sempre achei que eu era, antes de tudo e acima de tudo, um professor. Sempre achei isso e que o meu maior desafio era pegar as coisas difíceis, que me deram trabalho para aprender, procurar refazer aquilo de forma a ser atraente, elegante e claro. ([2], p. 101)
Quem tem o privilégio de estudar suas obras não tem dúvidas de que ele supriu a necessidade e cumpriu o desafio.

Para finalizar, deixo uma lista de postagens publicadas aqui no BLOG MANTHANO e que tiveram influência das obras do Elon:

Referências:

[1] Entrevista com Elon Lages Lima publicada na RMU nº 09, dezembro de 1989.
[2] Entrevista com Elon Lages Lima publicada na RMU nº 33, dezembro de 2002.

2 comentários :

  1. Nossa. Muitas obras dele também me marcaram.
    Sem dúvidas ele realmente cumpriu o desafio!

    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: