quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ternos Pitagóricos pelo Python


Em postagem anterior, de autoria do Professor Fernando Manso (UTFPR-CM), foi apresentado um resultado (vide Teorema 1) que produz um algoritmo capaz de determinar todos os ternos a partir de um dado cateto (vide Exemplo 2).

O referido algoritmo foi implementado na linguagem Python por Vinícius Guimarães de Oliveira, aluno do curso técnico em informática da UTFPR-CM. O programa não só retorna todas as ternas pitagóricas onde figura o cateto especificado pelo usuário como também apresenta a classificação de cada uma das ternas em primitiva, secundária, simétrica e não simétrica. As figuras abaixo ilustram o funcionamento do programa.

Programa na linguagem Python que calcula e classifica ternos pitagóricos 
 Figura 1: Digitando 102 e teclando Enter, obtemos todas as ternas que possuem um dos catetos medindo 102. Obtemos também a classificação de cada uma das ternas.



Programa na linguagem Python que calcula e classifica ternos pitagóricos
 Figura 2: Digitando 4301 e teclando Enter, obtemos todas as ternas que possuem um dos catetos medindo 4301. Obtemos também a classificação de cada uma das ternas.

 Os leitores interessados em obter uma cópia do código ou do arquivo executável do programa podem entrar em contato através do formulário de contato (as mensagens e contatos dos interessados serão encaminhados para o prof. Fernando).

Um comentário :

  1. Nossa, muito obrigado mesmo, você nem imagina o quanto eu estava procurando por isso!

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: