sábado, 17 de setembro de 2011

Como Solucionar o Cubo Mágico? [Passo Três]


3º Passo: Complete a camada do meio: Escolha uma “peça de meio” que esteja na camada superior e que não possua a cor amarela (porque no nosso caso, amarelo é a cor do centro da face de cima). Digamos a peça laranja-verde:


Aplique C (uma ou mais vezes) para parear laranja com laranja:


Aplique C de modo que a peça verde-laranja se desloque para o lado oposto do centro verde, ou seja, o centro verde está à direita do centro laranja, portanto deslocamos a peça verde-laranja para a esquerda (para tanto aplicamos C), veja a figura abaixo:


Feito isto aplique DCD’ e perceba que na posição FCE (frente-cima-esquerda) há uma peça de canto com uma de suas faces brancas (note que é o canto branco-laranja-verde que já estava encaixado):


Lembre-se que no passo dois você aprendeu a colocar essa peça de canto, basta proceder igualmente, que mecanicamente tanto o canto que “saiu do lugar” quanto a peça verde-laranja vão se encaixar nos lugares corretos e você irá obter:


Observação sobre a variação do movimento:

Acima aplicarmos DCD’ devido ao fato de a peça verde-laranja ter ido parar na posição CE (cima-esquerda). Quando ocorrer da peça ir parar em CD (cima-direita), conforme figura abaixo, aplicamos E’C’E. De resto procedemos igualmente.


É possível ainda que esta peça de meio (que não tem uma de suas faces amarela) não esteja na camada superior. Como nas figuras abaixo:

  

Note que na segunda figura a peça está no lugar correto, mas está “virada errada” e no primeiro caso ela está no lugar errado, seu lugar certo é entre o centro azul e o centro vermelho. Quando isto ocorrer localize-a e em seu lugar coloque uma peça qualquer (preferencialmente uma peça que possui um de seus lados amarelos) utilizando é claro os movimentos descritos neste passo. Ao fazer isto você estará colocando, por exemplo, a peça verde-vermelho (da segunda figura acima) na primeira camada, daí você poderá recolocá-la corretamente em sua posição.

Devemos repetir essa movimentação mais de uma vez (sempre escolhendo uma peça de meio que não possui a cor amarela). Até obtermos a segunda camada completa:

Em breve o 4º passo.

Referência: no fim da série
Erros podem ser relatados aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Atualizações dos nossos parceiros: