quarta-feira, 9 de maio de 2012

Alguns Exercícios Resolvidos de Álgebra Linear

A pedido de um leitor apresento, logo abaixo, soluções para algumas questões de Matemática da Prova 7 - Grupo F - Nível Superior - Área Ambiental - 2010 do PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural).

Nesta postagem apresento, especificamente, soluções para algumas das questões referentes à disciplina de Álgebra Linear do referido caderno.



Questão 13: Considere a transformação linear $T$ de $\mathbb{R}^2$ em $\mathbb{R}^3$ definida por $T(x,y)=(2x+y,3y)$ e o triângulo de vértices $A(2,0)$, $B(0,3)$ e $C(-2,3)$. Sejam $A'$, $B'$ e $C'$ as imagens dos pontos $A$, $B$ e $C$ pela transformação $T$. A área do triângulo de vértices $A'$, $B'$ e $C'$ é
(A) $3$
(B) $6$
(C) $9$
(D) $12$
(E) $18$

Solução: A fim de resolver este problema, lembremos que a área $S$ de um triângulo cujos vértices são os pontos $(a_1,a_2)$, $(b_1,b_2)$ e $(c_1,c_2)$ pode ser dada pela expressão
$$S=\frac{1}{2}\cdot\det\left[\begin{matrix}
a_1 & a_2 & 1\\
b_1 & b_2 & 1\\
c_1 & c_2 & 1
\end{matrix}\right]$$
De acordo com o enunciado, $T(x,y)=(2x+y,3y)$. Portanto:
$$A'=T(2,0)=(2\cdot2+0,3\cdot 0)=(4,0)$$
$$B'=T(0,3)=(2\cdot {0}+3,3\cdot 3)=(3,9)$$
$$C'=T(-2,3)=(2\cdot (-2)+3,3\cdot 3)=(-1,9)$$
Assim,
$$S=\frac{1}{2}\cdot\det\left[\begin{matrix}
4 & 0 & 1\\
3 & 9 & 1\\
-1 & 9 & 1
\end{matrix}\right]=\frac{1}{2}\cdot 36=18$$
Resposta: Alternativa (E).

Questão 16: O determinante de uma matriz $A$ com $3$ linhas e $3$ colunas é igual a $4$. Sendo $A^{-1}$ a inversa da matriz $A$, o determinante da matriz $2A^{-1}$ é igual a
(A) $\tfrac{1}{2}$
(B) $1$
(C) $2$
(D) $8$
(E) $12$

Solução: Como $A^{-1}$ é a inversa da matriz $A$ sabemos (em virtude da definição de matriz inversa) que $A A^{-1}=I$, onde $I$ representa a matriz identidade.

Uma vez que as matrizes $A A^{-1}$ e $I$ são iguais, elas possuem o mesmo determinante, ou seja:
$$\det(A A^{-1})=\det I$$
Como a matriz identidade tem determinante igual a $1$, concluímos que
$$\det(AA^{-1})=1$$
Como o determinante de um produto é igual ao produto dos determinantes, segue que
$$\det(A)\cdot\det (A^{-1})=1$$
Utilizando a informação dada no enunciado, obtemos
$$4\cdot \det(A^{-1})=1$$
$$\det(A^{-1})=\frac{1}{4}$$
Quando multiplicamos uma matriz quadrada de ordem $n$ por uma constante $k$, o seu determinante fica multiplicado por $k^n$. Logo, como a matriz $A^{-1}$ tem ordem $3$, concluímos que
$$\det (2A^{-1})=2^3\det (A^{-1})=8\times\frac{1}{4}=2$$
Resposta: Alternativa (C).

Questão 17: O espaço vetorial formado pelos pontos $(x_1,x_2,x_3,x_4,x_5,x_6)$ do $\mathbb{R}^6$ tais que $x_1=0$ e $x_5+x_6=0$ tem dimensão
(A) $1$
(B) $2$
(C) $3$
(D) $4$
(E) $5$

Solução:  O problema pede para determinarmos a dimensão do espaço vetorial
$$S=\{(x_1,x_2,x_3,x_4,x_5,x_6)\in\mathbb{R^6};\; x_1=0,\; x_5+x_6=0)\}$$
Lembremos que

- A dimensão de $S$ é, por definição, o número de elementos de uma base de $S$. 
- Uma base para $S$ é um subconjunto $B$ de $S$ com as seguintes propriedades: (i) todo elemento de $S$ pode ser escrito como uma combinação linear dos elementos de $B$ e (ii) os elementos de $B$ sãi linearmente independentes.

Agora, note que se $(x_1,x_2,x_3,x_4,x_5,x_6)$ pertence a $S$, então
$$(x_1,x_2,x_3,x_4,x_5,x_6)=(0,x_2,x_3,x_4,x_5,-x_5)$$
$$=x_2(0,1,0,0,0,0)+x_3(0,0,1,0,0,0)+x_4(0,0,0,1,0,0)+x_5(0,0,0,0,1,-1)$$
Isto mostra que qualquer vetor de $S$ pode ser escrito como uma combinação linear dos vetores $(0,1,0,0,0,0)$, $(0,0,1,0,0,0)$, $(0,0,0,1,0,0)$ e $(0,0,0,0,1,-1)$.

Além disso, se
$$a_1(0,1,0,0,0,0)+a_2(0,0,1,0,0,0)+a_3(0,0,0,1,0,0)+a_4(0,0,0,0,1,-1)=(0,0,0,0,0,0)$$
então
$$(0,a_1,a_2,a_3,a_4,-a_4)=(0,0,0,0,0,0)$$
de onde segue que
$$a_1=a_2=a_3=a_4=0$$
Isto mostra que os vetores $(0,1,0,0,0,0)$, $(0,0,1,0,0,0)$, $(0,0,0,1,0,0)$ e $(0,0,0,0,1,-1)$ são linearmente independentes.

Os argumentos apresentados mostram que o conjunto
$$B=\{(0,1,0,0,0,0), (0,0,1,0,0,0), (0,0,0,1,0,0), (0,0,0,0,1,-1)\}$$
é uma base de $S$. Como este conjunto tem quatro elementos, a dimensão de $S$ é $4$.

Resposta: Alternativa (D).

Eventuais dúvidas podem ser mencionadas nos comentários que, dentro do possível, serão respondidas.

Referência: LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra Linear. Coleção Schaum.
Erros podem se relatados aqui.

8 comentários :

  1. questao:
    A diferença entre dois numeros é 3. Aumentando cada um desses números em 5 unidades, o seu produto aumentará em 270 unidades. Portanto, a soma desses numeros é:
    a. 36
    b. 49
    c. 56
    d. 67
    e. 72
    Por favor, eu gostaria muito de saber como resolver essa questão, obrigada!

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    1. Considerando dois números x e y, y=x-3(pois a diferença entre eles é 3) o produto entre eles é x.y ou seja x.y=x(x-3)
      Ao adicionar 5 unidades a cada número, o produto vai aumentar 270 unidades
      (x+5)(x-3+5)=(x)(x-3)+270 x²+2x+5x+10=x²-3x+270
      7x+10=-3x+270 10x=260 x=26
      então x=26 e y=26-3=23
      logo, a soma entre eles é x+y=26+23=49 alternativa b)

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    2. Olá anônimo de 6 de setembro. O segredo pra resolver este tipo de exercício é conseguir transformar as informações em equações. Parece-me que o anônimo de 13 de setembro conseguiu fazer isso e resolveu corretamente. Aqui vai a minha solução, que difere apenas em pequenos detalhes desta aí de cima:

      A diferença entre dois números é 3. Chamando estes números de x e y, isto significa que x-y=3. Ou seja, x=y+3

      Aumentando cada um desses números em 5 unidades, o seu produto aumentará em 270 unidades. Isto significa que (x+5)(y+5)=xy+270.

      Substituindo o valor de x nesta última igualdade:
      (x+5)(y+5)=xy+270
      ((y+3)+5)(y+5)= (y+3)y+270
      Resolvendo a equação acima (que possui uma única incógnita) obtemos y=23
      Como x=y+3, concluímos que x=23+3=26

      Assim, a soma é 26+23=49. Alternativa B. Obrigado pelas participações. Abraço.

      Pedro R.

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  2. Resolva em X, a igualdade abaixo:

    [x -1] [1 0 -3]
    [31 -x] = [2 x -6]
    [1 3x -5]

    Gostaria de ajuda para resolver este exercicio.
    Obrigada.

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    1. Olá Manuela. Infelizmente não compreendi o enunciado. Pelo que pude perceber trata-se de uma matriz, mas ñ consegui distingui-la muito bem. Se possível post outro comentário da seguinte maneira:

      1ª linha da matriz do lado esquerdo: (escreva aqui a linha, por exemplo [1 2 x])

      2ª linha da matriz do lado esquerdo: ...

      3ª linha...

      etc.

      Depois faça o mesmo com a matriz do lado direito. Daí, poderei entender melhor. Pedro R.

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  3. Gostaria de saber como eu resolvo essa equação 3,8h/
    (3,8 = 2h)

    gostaria muito da sua ajuda

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