Esta postagem é de caráter informativo. Apresento, a seguir, trechos de alguns sites que dizem respeito à Fundação Wolf, os prêmios por ela concedidos e os ganhadores deste ano.
[o texto acima é uma adaptação do site da Fundação Wolf e da Wikipédia]
Foi instituído por Ricardo Wolf, cientista nascido na Alemanha, diplomata cubano em Israel. Agracia seis campos: agricultura, química, matemática, medicina, física, e artes. Cada prêmio é dotado em US$ 100.000. Na área de ciências naturais está situado em caráter de relevância após o Prêmio Nobel e a Medalha Fields.
[o texto acima é uma transcrição do site Wikipédia]
O ministro de cultura israelense, Gideón Saar, e o presidente da Fundação Wolf anunciaram nesta terça-feira a concessão do prestigioso prêmio Wolf de Matemática, ao matemático argentino Luis Caffarelli, junto com o americano Michael Aschbacher.
"Caffarelli produziu um trabalho sobressalente, visionário, original e fundamental sobre as equações parciais fundamentais", expressa o comunicado divulgado pela Fundação Wolf sobre o professor da Universidade do Texas (Austin, EUA.).
Também ressalta que seu companheiro no prêmio, Aschbacher, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), é "o principal arquiteto da classificação de grupos simples finitos", e fez uma contribuição "extraordinária em seu alcance, profundidade e beleza" da teoria.
O tenor espanhol Plácido Domingo e o diretor britânico Simon Rattle compartilharão este ano o Wolf das Artes.
Também receberão o prêmio nas categorias de Física, Medicina e Química, respectivamente, Jacob D. Bekenstein, Ronald M. Evans, Paul Alivisatos e Charles M. Lieber.
O presidente israelense, Shimon Peres, fará a entrega dos prêmios, acompanhados de US$ 100 mil, no dia 13 de maio em Jerusalém em cerimônia na Knesset (Parlamento israelense).
[o texto acima é uma transcrição do site Notícias Terra]
[leia sobre os ganhadores do Prêmio Wolf de Matemática de 2013]
[leia sobre os ganhadores do Prêmio Wolf de Matemática de 2013]
Referências: além dos sites já citados, este aqui e este outro (de onde foram tiradas algumas imagens).
Erros podem ser relatados aqui.
Não conhecia este prêmio que agracia matemáticos. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirOlá Prof. Paulo, até ler a notícia acima eu tbm não tinha conhecimento deste prêmio, por isso resolvi fazer esta postagem. Obrigado pelo elogio.
ExcluirAbraço.
Pedro R.