domingo, 25 de setembro de 2011

Resolvendo o problema do retângulo e triângulo inscritos


Vamos chamar a altura do triângulo de H, conforme a figura abaixo:


Note agora que um modo alternativo de enunciar o problema seria este: encontre h que satisfaça a seguinte igualdade:
(área do retângulo = área do triângulo)

Dividindo ambos os lados da equação por b, e depois multiplicando ambos os lados por 2 obtemos:
Dando outra olhada na figura não é difícil perceber que:
Nesta última igualdade, podemos subtrair h/2 de ambos os lados para obter:
Temos então duas expressões diferentes que designam a mesma medida H. Já que são ambas iguais a H são, também, iguais entre si, logo podemos escrever:

Resolvendo esta equação obtemos, enfim, o valor de h. Podemos multiplicar ambos os lados por 2 para "eliminar" a fração:
Somando h a ambos os lados:
Colocando h em evidência:
Efetuando a adição:
Dividindo ambos os lados por 5:

Efetuando a divisão:

E o problema está resolvido!

Observe que tínhamos, inicialmente, 2 valores desconhecidos: a altura do retângulo (h) e a altura do triângulo (H). O que fizemos foi encontrar duas expressões distintas que relacionam estas duas incógnitas - e esta era, justamente, a parte difícil do problema! Feito isso fica fácil de resolver: basta obter algum valor em uma das expressões e substituir na outra (este é um dos mais básicos princípios que se utiliza quando a intenção é solucionar um sistema de equações lineares de duas incógnitas - daí a importâcia de problemas como este).

Observe que o Geogebra confirma o resultado acima encontrado:



Referência: solucionado por Diego Monteiro Resende de Andrade.

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3 comentários :

  1. Outro modo é: As regiões acima e abaixo do retângulo e dentro do círculo são simétricas. Assim, desenhamos novamente o triangulo isósceles na parte inferior da figura. Assim, 2H + h = 2 e pela condição de igual área temos bh = bH/2 => H = 2h. Logo, 2.2h + h = 2 => h = 2/5.

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  2. Acho que o retângulo na figura original me enganou um pouco. :D

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  3. Olá Prof. Paulo, muito bom o argumento da simetria!

    Olá Prof. Edigley, as figuras por vezes nos ajudam, mas, de fato, também podem nos confundir!

    Abraços.

    Pedro R.

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