segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Exercício Resolvido Enem 2012 - Questão 147 (caderno amarelo - 2º dia)

Continuamos postando algumas SOLUÇÕES DO ENEM 2012, especificamente sobre a parte Matemática e suas Tecnologias. Para acessar todas as questões resolvidas pelo BLOG MANTHANO, acesse o link ENEM 2012 na barra de "temas publicados" (na esquerda da página). Vamos, agora, para a questão 147.

Exercício Resolvido Enem 2012 - Questão 147 (caderno amarelo - 2º dia)

COMENTÁRIO: a chave para conseguir resolver esta questão é compreender a noção de volume (e saber calculá-lo, pelo menos, para um paralelepípedo reto-retângulo).


RESPOSTA: alternativa  C


JUSTIFICATIVA: a fim de ver o que acontece com o nível da água, basta imaginarmos que o referido objeto tem, exceto pela altura, as mesmas dimensões do tanque (daí é só imaginar ele flutuando sobre a água e pensar na sua extremidade superior como sendo a superfície da água). Então, o objeto (paralelepípedo reto-retângulo) tem que ter comprimento $$40$$, largura $$30$$ e volume $$2400cm^3$$. Isto acarreta que sua altura deve valer $$h=2cm$$ (na prática, para encontrar a altura deve-se resolver a equação $$40\times 30\times h=2400$$). Isto mostra que o deslocamento da água será de $$2cm$$ para cima.

Referência: Caderno de questões (amarelo) do ENEM 2012.

Erros podem ser relatados aqui.

2 comentários :

  1. Muito BOM, sou professora do Ensino Médio e sempre gostei de blogs que são relacionados ao conteúdo matemático. Seu Blog apresenta uma linguagem simples e completa, onde os próprios educandos podem entrar para ler e compreender facilmente o modo de resolução dos exercícios.
    Att. Manuela Maistro

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: