segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Entrevista com BLOG MANTHANO

clique para acessar a fonte da imagem

Seguindo a corrente do "fui tagueado", eu (Pedro R.) responderei hoje algumas das perguntas propostas pelos blogs A Matemática Pura e Elementos de Teixeira. Na verdade, uni os questionários propostos por cada blog, eliminei as perguntas repetidas e, dentre as perguntas restantes, escolhi 10.

1. Como surgiu a ideia de criar o blog?

Não sei dizer exatamente "como" surgiu, mas ela foi tomando consistência nas férias do fim de ano de 2010. Creio que foi o resultado da mistura do meu entusiasmo pela matemática combinado com a folga dos afazeres escolares proporcionada pelas férias. Sem compromissos acadêmicas, tive tempo para começar a implementar esta ideia (certamente isso seria impossível sem a facilidade proporcionada pela plataforma do blogger, pois eu sou praticamente 100% ignorante com respeito ao conhecimento necessário para criar uma página na internet). Então, em janeiro de 2011 eu enviei um e-mail para Caroline (na época, colega de classe do curso de licenciatura em matemática) convidando-a a participar. Ela concordou, nós discutimos alguns aspectos e daí o blog foi criado.

2. Como surgiu o nome do blog?

Em resumo, surgiu de um vídeo que eu assisti de Irineu Bicudo, no qual ele menciona as origens gregas da palavra matemática. Como manthano.blogspot.com não foi aceito pelo blogger (pois já existia), eu acrescentei um s no fim. Então decidimos usar BLOG MANTHANO como título e manthanos.blogspot.com como endereço (o significado da palavra manthano pode ser visto aqui). Eu disse “em resumo” pois, na prática, houve inúmeras outras tentativas, até mesmo de outras palavras gregas.

3. Há quanto tempo você tem este blog?

A primeira postagem foi publicada no dia 25/01/2011 (justamente justificando o nome do blog).

4. Com qual frequência você atualiza o blog?

Depende da minha disponibilidade. Em 2011 foram 82 postagens e em 2011 foram 54 (contando as minhas postagens a as da Carol). Em 2013 não tenho uma previsão.

5. Qual a finalidade do blog?

Em geral, divulgar a matemática. Particularmente, sempre divulgo algum tema que tem relação com algo que (i) estou estudando por que eu quero (exemplo), (ii) estou sendo obrigado a estudar (exemplo) ou (iii) me deparei por acaso (exemplo). Mas também existem algumas ocasiões nas quais faço alguma pesquisa exclusivamente para elaborar uma postagem para o BLOG MANTHANO (exemplo).

6. Como você divulga o blog?

Principalmente através de parcerias com outros blogs de matemática e através da filiação à UBM. Também existe o twitter do BLOG MANTHANO.

7. Como seu blog contribui para a formação dos estudantes?

Costumamos postar alguns exercícios resolvidos passo a passo. A julgar por alguns comentários recebidos (exemplo), essa parece ser a principal forma de contribuição do BLOG MANTHANO para com os estudantes.

8. Você reformula as postagens antigas? Ou, uma vez postadas, não mudam mais?

Quando eu detecto algum erro (ou quando algum leitor os percebe e, atendendo o pedido no rodapé de cada postagem, faz a gentileza de avisar) eu faço alterações.

9.  Quais suas fontes de pesquisa para criar postagens em seu blog?

As fontes se resumem em: livros, aulas e internet (o item "internet" inclui, dentre outros, textos, vídeos e imagens). Em geral, ao fim de cada postagem o leitor pode encontrar a fonte que  eu utilizei para elaborá-la. 

10. Como seu blog se relaciona com a sua profissão? 

Sou licenciado em matemática. E, no blog, a maioria das minhas postagens está tentando ensinar algo relacionado com a matemática. Existe uma relação óbvia nisso.

- CONTINUANDO A CORRENTE, IREI TAGUEAR OS SEGUINTES 10 BLOGS:

UBM;

Obs. 1: dei uma olhada nos blogs acima e, ao que me parece, nenhum deles participou da corrente até o momento. Caso eu esteja enganado, favor deixar o link nos comentários para termos acesso.

- AS 10 PERGUNTAS QUE EU PROPONHO SÃO AS MESMAS QUE EU RESPONDI, LISTADAS NA CAIXA ABAIXO.


Obs. 2: se seu blog foi tagueado e se você quiser participar, veja no blog Vivendo entre Símbolos (que iniciou a corrente com blogs de matemática) detalhes de como funciona a "brincadeira".

Veja as "perguntas e respostas" de outros blogs de matemática que já participaram:

A Matemática Pura
Elementos de Teixeira 
Fatos Matemáticos
Matemágicas
O Baricentro da Mente
Vivendo entre Símbolos

8 comentários :

  1. Olá Pedro,

    Muito bom saber um pouco mais sobre as origens do blog Manthanos. Pelo que pude perceber nesta corrente, os blogs surgiram pela necessidade de divulgar e expressar as ideias matemáticas. Seria muito bom que todos que tem esta vontade, acabassem por fim em criar um blog para divulgar a matemática. Por enquanto, creio que todos nós estejamos cumprindo um papel fundamental, talvez seja apenas um embrião.

    Parabéns, um grande abraço e vida longa ao Manthanos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber. Creio que você tem razão ao dizer que "os blogs surgiram pela necessidade de divulgar e expressar as ideias matemáticas". Pois acho que algumas pessoas (justamente as que criam blogs) realmente sentem necessidade de/prazer ao compartilhar um conhecimento adquirido. Daí o blog funciona como um ambiente que proporciona satisfazer esta necessidade ao mesmo tempo que pode servir para ajudar os outro. Assim como você também já tive a experiência de ter um artigo rejeitado na RPM e embora os textos que divulgamos na sua maioria não tenham valor científico para serem publicados em revistas, podem sim acabar sendo úteis para alguém. Por isso o trabalho dos blogueiros pode realmente ser fundamental. Abraço. Pedro R.

      Excluir
  2. Olá Pedro...

    A história do seu blog é bem interessante... Também estou me licenciando em matemática e assim como você, queria criar um ambiente onde pudesse expressar assuntos voltados a matemática para as pessoas... Fico feliz que tenha aderido a esta corrente do "fui tagueado". Gostaria de agradecer sua indicação ao meu blog Vivendo entre Símbolos e pedir a você para fazermos parceria entre nossos blogs, o que você acha? Aguardo ancioso por respostas. Meu email para contato:

    romirys_cavalcante@hotmail.com

    Um grande abraço e muito sucesso com seu blog... Até breve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romirys. Acho que pra nós, lecenciados/licenciandos em matemática, o blog funciona como uma ótima ferramenta para treinar a elaboração de material didático. As postagens vai nos familiarizando com a atividade de expressar ideias matemáticas, o que não é nada fácil... Considere a parceira concretizada. Já lhe enviei um e-mail. Abraço. Pedro R.

      Excluir
  3. Oi, Pedro!

    Esta idéia do blog em dupla é interessante. As matérias da Caroline são excelentes também.

    Uma vez apenas comentei com o Valdir sobre fazer um blog de Física e Matemática com vários autores. Até sugeri um nome: Almagesto. ( tipo enciclopédia do renascimento, mas só de matemática e física ).

    Desejo sucesso ao blog Manthano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aloisio. Realmente, em dupla é interessante, pois às vezes podemos trocar ideias. Boa ideia essa do Almagesto, tomara que acabe dando certo. Vários autores é legal pois pode, por exemplo, gerar mais material para o blog com menos trabalho individual. Sucesso para todos vocês também! Abraço. Pedro R.

      Excluir
  4. Olá, meus amigos... Pedro e Caroline!!!!

    Parabéns, pela postagem com ótimas respostas, companheiros!!!!

    Pedro, pelo que você fala aí nos comentários acima, é claro, que já leu as entrevistas dos outros nossos parceiros que também foram tagueados, ou seja: participaram dessa corrente que começou pelo blog VIVENDO ENTRE SÍMBOLOS do nosso amigo e parceiro... Romirys. Participei também e, agora tenho o prazer de me deliciar com as suas respostas e... interessante, o mesmo tema e surgem coincidências desde o... propósito da criação de cada blog, formas de tocar os projetos e até chegarmos ao um denominador comum, que é... objetivos de divulgação dos conhecimentos, das ideias e, enfim, tal qual a água represada, usar a "lei do menor esforço", nesse movimento de blogs, para fazer o bem maior para todo ser humano aqui na Terra!!!!

    Bom, vocês já fazem, como eu, parte do movimento da UBM, mas, caso queiram paralelamente participarem de mais um deles, eu convido-os a conhecerem o movimento dos Educadores Multiplicadores e o link para contato é: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/p/contato.html

    Eu, o Kleber e o Romirys, por exemplo, já filiamos os nossos blogs lá!!!!

    O Aloísio realmente, ao propor a criação de um blog com o nome Almogesto, teve o gesto da alma, rsrsrsrs, para traduzir na prática, uma atividade que eu e o Kleber já fizemos (trabalho em equipe) e deu certo, num trabalho conjunto que foi a postagem... "Desafio: tecnologia extra terrestre" e assim, já estou ultimamente contactando vários parceiro (querem participar, também????) para levarmos à frente essa nova ideia, tão ao gosto e acerto por parte dos nossos irmãos japoneses!!!!

    Que os sucessos não cessem para vocês e... também, a chama de Prometheus capaz de tornar a humanidade sábia, não se apague jamais em nossas mãos!!!! Então, vamos, que vamos, todos juntos para a luta contra a(s) ignorância(s)!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1.    Olá Francisco. Obrigado pelos elogios. Sim, já li as entrevistas e realmente é bem interessante as coincidências.
         Obrigado pelo convite para participar do "Educadores Multiplicadores". Na verdade já fui convidado por eles e agora, com seu reforço, é certo que aceitarei o convite. É só uma questão de tempo... dentro em breve estarei me associando.
         Infelizmente no momento não poderei participar do Almagesto, pois realmente não terei tempo. Mas tomara que vc consiga reunir interessados e que esta ideia se concretize e tenha muito sucesso!
         Abraço.
         Pedro R.

      Excluir

Atualizações dos nossos parceiros: