sábado, 2 de julho de 2011

O problema da escolha do cofre


Abaixo segue um problema muito curioso.


Imagine-se na seguinte situação:

Você está diante de dois cofres fechados. Um dos cofres tem 1 milhão de reais dentro e o outro está totalmente vazio. Você deverá escolher um deles e ganhará tudo o que tem dentro.

Há um guarda cuidando dos cofres e ele sabe qual deles contem o dinheiro e qual está vazio. Este guarda tem uma característica muito incomum: ele alterna de mentiroso para sincero conforme passam os dias, ou seja, num dia ele sempre mente e no outro dia ele sempre fala a verdade, mudando de personalidade a cada 24 horas. Por exemplo, se hoje ele estiver mentindo, então amanhã ele estará falando a verdade e assim por diante.

Antes de escolher o cofre você tem o direito de fazer uma única pergunta para o guarda. Infelizmente você não sabe se neste dia ele está mentindo ou se ele está falando a verdade.

O problema é o seguinte: o que você deve perguntar para o guarda a fim de poder escolher, com absoluta certeza, o cofre recheado com um milhão?

Deixe a pergunta que você faria nos comentários.

Veja a solução aqui!

Referênciasjunto com a solução.
Erros podem ser apontados aqui.

5 comentários :

  1. Olá, Pedro e Caroline!
    Hunnnnnnnnnnnn?????????!!!!!!!!!!! Eu perguntaria: "Qual o cofre que vc me indicaria amanhã para eu ganhar esse dinheiro?" Então, escolheria o cofre que não foi indicado.
    Acertei?
    E a solução do desafio das derivadas do polinômio desconhecido, tbm acertei?
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual o cofre que você me apontaria se 24h horas atrás eu perguntasse para você em qual cofre está o dinheiro?
    Caso 24h horas atrás fosse o 'dia da mentira', então ele está na hora de dizer a verdade. Então ele me diria a verdade e apontaria para o cofre que ele realmente teria apontado: o falso. Então, eu abriria o outro.

    Caso 24h horas atrás fosse o 'dia da verdade', então ele está no dia da mentira, e ele mentirá sobre o que ele teria dito 24h atrás: ou seja, ele dirá qual é o cofre falso. Então, eu abriria o outro.

    Note que nos dois casos possíveis ele apontaria para o mesmo cofre e diria que ele é falso, então, essa pergunta me daria os 1 milhão de reais fácil fácil.

    ResponderExcluir
  3. Seria bem interessante partir desse ponto e tocar no assunto do teorema de Gödel (:

    ResponderExcluir
  4. A do Francisco funciona também...

    ResponderExcluir
  5. Olá Francisco. Acertou na mosca!! (ou melhor, no cofre). Sobre a derivada do polinômio eu respondi no seu e-mail, dê uma olhada lá.

    Olá Vini. Respondeu e explicou!! Sobre a incompletude de um sistema consistente eu indico p/ os interessados o texto "UMA VIAGEM INFORMAL AO
    TEOREMA DE GÖDEL" (que talvez você já leu): http://www.im.ufrj.br/~risk/diversos/transf1.html

    Abraços e até +.
    Pedro R.

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: