terça-feira, 5 de abril de 2011

Por que fatorial de zero é 1?

Para responder Por que fatorial de zero é 1? poderíamos simplesmente dizer (como fazem a maior parte daqueles que apresentam o conceito) que é igual a 1 por definição.

Mas há um motivo lógico para se fazer esta definição e é isto que pretendemos apresentar nesta postagem.

Em geral o conceito de fatorial aparece quando estamos a trabalhar com permutações. Ele é, a princípio, definido para números maiores do que zero:
$$5!=5\cdot4\cdot3\cdot2\cdot1$$
$$3!=3\cdot2\cdot1$$
E de um modo mais geral:
$$n!=n\cdot\left ( n-1 \right )\cdot\left ( n-2 \right )\cdot \left (n-3 \right )\cdot\cdots\cdot2\cdot1$$
Em uma primeira vista, no contexto em que o conceito aparece, não faz sentido pensar em 0! pois como poderíamos pensar em calcular permutação de objeto nenhum?

Prosseguindo no estudo de análise combinatória deduz-se diversas fórmulas, dentre as quais figura aquela que calcula o número de combinações simples:
$$C_n^p=\frac{n!}{p!(n-p)!}$$
O termo combinação mencionado acima significa agrupamentos formados com os elementos de um determinado conjunto. A fórmula se refere ao número de agrupamentos diferentes, com $p$ elementos cada, que se pode formar a partir de um conjunto que possui $n$ elementos.

Assim, por exemplo, dado o conjunto de três elementos $\{A,B,C\}$ podemos formar:

  • $3$ agrupamentos com $2$ elementos cada (ou seja, combinação de $3$ elementos, tomados $2$ a $2$ é igual a três):
$AB$
$AC$
$BC$
(Lembremos que, quando o assunto é combinações, a ordem dos elementos não importa, ou seja, BC$ é o mesmo que $CB$.)

  • $3$ agrupamentos com $1$ elemento cada (ou seja, combinação de $3$ elementos, tomados $1$ a $1$ é igual a três):
$A$
$B$
$C$
  • $1$ único agrupamento com $3$ elementos (ou seja, combinação de $3$ elementos, tomados $3$ a $3$ é igual a um):
$ABC$
(Como já dito, a ordem dos elementos não importa, ou seja, $ABC$ é o mesmo que $CAB$ que é o mesmo que $BAC$ e assim por diante.)

A fórmula acima "funciona bem" para seu "propósito original", ou seja, sempre que $n>p$, mas vejamos o que acontece se formos utilizá-la para o caso em que $n=p$:
$$C_n^n=\frac{n!}{n!(n-n)!}=\frac{n!}{n!0!}=\frac{1}{0!}$$
Ora, não podemos efetuar o cálculo, pois não sabemos quanto vale $0!$ (pois ainda não foi definido). 

Mas já vimos que a combinação de $3$ elementos, tomados $3$ a $3$ é $1$. É possível ver que este resultado vale para qualquer que seja o número de elementos do conjunto, ou seja, combinação de $n$ elementos tomados $n$ a $n$ é sempre igual a $1$ (de fato, quantos modos há de pegar todos os elementos de um determinado conjunto de uma única vez? Lembrando que a ordem dos elementos não importa, podemos afirmar que há apenas uma maneira). Então podemos escrever:
$$C_n^n=1$$
Mas aplicando a fórmula tínhamos concluído que 
$$C_n^n=\frac{1}{0!}$$
Segue-se destes dois últimos resultados que: se queremos que a fórmula para o cálculo de combinação continue válida para quando $n$ é igual a $p$, temos que definir $0!$ de modo que seja válida a seguinte igualdade:
$$1=\frac{1}{0!}$$
Analise a equação acima e convença-se de que a única definição possível que preserva sua validade é:
$$0!=1$$
Em matemática, ao se estender um conceito para além do campo de definição original, a intenção é que todas as regras e fórmulas já conhecidas continuem válidas. Isto é o que acaba de ocorrer: define-se zero fatorial convenientemente como sendo igual a um, pois esta atitude preserva a validade de alguns resultados já conhecidos (no nosso exemplo, a validade da fórmula de combinação). 

É semelhante ao que ocorre com a definição $a^0=1$ discutida em postagem anterior: estende-se o conceito preservando a validade de resultados já estabelecidos.

Referência: Videoaula do PAPMEM23-07-10 - 10:45 - 12:00 - Professores (em particular Paulo Cezar Pinto CarvalhoPerguntas e Respostas. Acesso em 5/4/11.

9 comentários :

  1. De fato, mostrando o motivo de 0! ser 1 usando o conceito de combinações, ajuda-se o aluno a compreender a natureza dessa definição. Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vini. Muito boa a sua tbm. Pra quem não viu está aqui:

    http://mathematicabr.wordpress.com/2011/07/27/por-que-01/

    até+

    Pedro R.

    ResponderExcluir
  3. Pedro Roberto, aproveitando este brilhante post, gostaria de te perguntar:

    Os nrºs irracionais também podem possuir "fatoriais" ????????????

    Faço esta pergunta, pois vi este fato ocorrer no site Wolframalpha, com os seguintes nrºs irracionais:

    1) constante de "pi !" e denotada com o símbolo π - 7,18808272...

    2) número de euler "e !" -
    4,26082047635...

    3) número "Fi !" e denotado com o símbolo φ -
    Γ(fi + 1)

    Essa é a minha dúvida: esses cálculos do site Wolframalpha estão corretos ????????????????

    Tchau e desde já grato pelo seu retorno á minha questão ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá skox. Obrigado pelo elogio.

      Respondendo a sua pergunta: sim, os irracionais (positivos) também podem possuir “fatoriais”, mas não no sentido comum do termo.

      A noção de fatorial é, usualmente, definida para números INTEIROS POSITIVOS (às vezes o 0 também entra, como foi discutido acima). Portanto, com a definição usual em mente, não faz sentido indagar sobre o fatorial de um número que não seja inteiro não negativo, pois estes números não se enquadram na definição.

      Entretanto, existe uma extensão da função fatorial que engloba todos os reais positivos. Esta função é chamada de função gama e é representada por Γ. Portanto faz sentido falar em uma generalização da função fatorial (que aí sim engloba toda sorte de número real positivo).

      A relação entre o fatorial usual e a função gama é que, para números inteiros positivos, vale a igualdade Γ(n)=(n-1)! (exemplo: Γ(3)=2!). É por isso que o wolfram apresenta Γ(φ+1) quando você insere φ!. Na verdade ele está calculando gama de φ+1. O mesmo ocorre com o π.

      Obs: grosso modo, estender uma função f (cujo domínio é A) significa definir uma nova função g num novo domínio B que contenha o domínio antigo A. Mas deve-se fazer isso de tal modo que se tenha f(x)=g(x) para todo x no antigo domínio A, ou seja, de modo que g coincida com f em todos os pontos de X. A função gama é, portanto, uma extensão da função fatorial (estende a função do conjunto dos inteiros positivos paro o conjunto dos reais positivos). Ou seja, é uma função definida para todos os reais positivos de tal maneira que para os inteiros positivos tem-se Γ(n)=(n-1)!.

      A definição da função gama envolve o conceito de integral (imprópria): Γ(n) = int_0^∞ e^(-x) x^(n-1) dx. Espero que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida. Para entender melhor o assunto, sugiro que pesquise por “função gama” (me parece que na internet tem bastante informação).

      Em resumo: se falamos de “fatorial” de número irracional, estamos, na verdade, falando da função gama – que tem uma definição bem diferente da definição de fatorial. E sim, na ótica desta definição generalizada,os cálculos do wolfram estão corretos.

      Abraço.

      Pedro R.

      Excluir
  4. Obrigado ao responsável pelo post. Agora eu posso dormir em paz.

    Ou não!!! Com 0!=1 e a^0=1 tendo que ser explicados por meio de "remendos" é meio broxante perceber que a melhor maneira que descobrimos (ou inventamos?)para conhecer o Universo tem tantas falhas nos seus próprios princípios.
    De qualquer forma, a Matemática é interessante ao extremo.

    ResponderExcluir
  5. A explicação para a^0=1, é a seguinte. Podemos representar um número de várias maneiras (fração, raiz).
    Para compreender a^0=1, vamos representar em fração, tendo a^5/a^5, obtemos qual resultado? 1, porque? Pelo fato de podermos representar a fração em potência, a^5/a^5 é a mesma coisa que a^5-5 que dá a^0, que na fração a^5/a^5 resulta em 1, logo mesmo representando um número ou uma equação de forma diferente, temos que obter o mesmo resultado, ou seja a^5/a^5=1, da mesma forma que a^0 (proveniente da representação potencial a^5-5=a^0) é igual a 1

    ResponderExcluir
  6. por definição 0! = 1, então todos os argumentos para validar, por meio de comparações logicas matemáticas, servem apenas para provar, mas o teorema matemático em si não há para afirmar essa definição. (Hamilton Luiz Guidorizzi )

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá Marcelo Gonçalves. Provavelmente o problema está no seu navegador. Tente recarregar a página. Alguns que acabei de testar e funcionaram normalmente são os seguintes: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Microsoft Edge, Multilaser (Android) e Safari (iOS).

      Pedro R.

      Excluir

Atualizações dos nossos parceiros: