terça-feira, 8 de março de 2011

O Computador Jonh von Neumann


Jonh von Neumann, falecido em 1957 aos 54 anos de idade, foi um matemático, membro do Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Natural da Hungria, imigrou para os Estados Unidos em 1933. Ele atuou em diversas áreas, tais como teoria dos conjuntos, teoria do jogos e computação.

Um fato curioso que envolve este matemático é a sua prodigiosa capacidade de fazer cálculos. 

Paul Halmos (outro matemático húngaro que também imigrou para os Estados Unidos) foi durante algum tempo assistente de von Neumann e, em entrevista a Donald Albers em 1981, contou como era trabalhar com ele:

"Assustador. A qualidade mais extraordinária em von Neumann não era sua capacidade matemática, que era enorme, nem sua intuição e clareza, mas sim, a sua rapidez mental. Era extremamente rápido, extremamente, como um computador moderno que não perde tempo gravando, por exemplo, o logaritmo de 11 em sua memória, mas sim calcula-o toda vez que se torne necessário. John não se dava ao trabalho de memorizar fatos: achava os resultados instantaneamente. Caso não soubesse responder a uma pergunta, pensava durante três segundos e emitia a resposta."

Sylvia Nasar, em seu livro Uma Mente brilhante (livro que narra a trajetória do matemático John Forbes Nash Jr.), relata outro depoimento de Halmos sobre quando von Newman foi testar seu primeiro computador eletrônico:

"Alguém sugeriu uma pergunta como 'Qual é a menor potência de 2 com a propriedade de que o quarto algarismo decimal a partir da direita seja 7?' Como diz Halmos, 'a máquina e Johnny começaram no mesmo momento e johnny terminou primeiro'".

Há uma história, bastante conhecida e que possui diversas versões, que conta sobre quando um certo matemático propôs um problema a von Neumann e ele o resolveu quase que instantaneamente. 

O problema podia ser resolvido de duas maneiras distintas, uma bastante simples e outra mais difícil.

O matemático que havia feito a pergunta conhecia as duas soluções e verificando que a rsposta que Neumann rapidamente lhe deu estava correta se admirou e disse: "a maioria das pessoas tentam resolver da maneira mais difícil, somando a série infinita" ao que Neumann lhe respondeu: "mas foi assim que eu fiz, somando a série".


O também matemático húngaro Peter Lax conta em entrevista concedida a Paulo Cordaro e Pedro Salomão (IME/USP) que certa vez von Neumann cometeu um erro em uma de suas excelentes palestras quando tentava demonstrar algo e não conseguiu. Em face do erro Neumann declarou:

"Eu conheço três maneiras de provar este resultado, infelizmente escolhi uma quarta!"

Certamente von Neumann foi um grande matemático.

Veja o problema que, segundo conta a famosa história, Neumann resolveu mentalmente (da maneira difícil!) clicando AQUI.

Referências:

BOYER, Carl B. História da Matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

HALMOS, Paul. O ensino da matemática: a proposta de Paul Halmos. [agosto de 1981]. Rio de Janeiro: Revista Matemática Universitária. Entrevista concedida a Donald Albers para a revista College Mathematics durante uma conferência da Associação Matemática Americana.

NASAR, Sylvia. Uma Mente Brilhante. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

LAX, Peter. Uma conversa com Peter Lax. [maio de 2010]. Rio de Janeiro: Revista Matemática Universitária. Entrevista concedida a Paulo Cordaro e Pedro Salomão no IME/USP em ocasião da vista de Lax ao Brasil para a participação da conferência "CFL Condition - 80 Years Gone by..." realizada na UERJ.

3 comentários :

  1. Escrevi também um post sobre Neumann, mas o seu ficou muito melhor. Parabéns!

    Se quiser podemos fazer uma parceria banner ou link. A link recebe mais visitas se o blog é atualizado constantemente. Caso aceite qualquer uma delas, entra em contato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro, seja Bem-Vindo ao UBM. Ficamos felizes em saber que a idéia foi bem aceita. seu link já se encontra cadastrado na seção Descrição dos Blogs Filiados. Sugerimos que faça um post sobre a filiação para que idéia se difunda cada vez mais. Pode ser idêntica à que publicamos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Paulo Sérgio: Muito grato pelo elogio! (no qual deve haver um certo exagero de sua parte). Sem dúvidas eu aceito a parceira, aquela que preferir, inclusive acabei de propô-la há alguns instantes. Por enquanto coloquei o banner que eu encontrei no seu blog (se quiser que eu coloque outro entre em contado).

    Kleber: Sem dúvidas a idéia é boa, espero que todos os bloqueiros matemáticos enxerguem isso. Já fiz o post! De fato eu trasncrevi o texto de divulgação de vocês. Também lhe propus parceria, mas não encontrei o seu banner... como faço?

    ResponderExcluir

Atualizações dos nossos parceiros: