quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aniversário do Blog Manthano


Exatamente um ano atrás, fazíamos a primeira postagem aqui no BLOG MANTHANO.

A fim de comemorar esta data, vamos propor um problema relacionado com aniversário:

Qual é a probabilidade de que, na presente data (25/01/2012), o BLOG MANTHANO possua pelo menos dois membros que façam aniversário no mesmo dia?

Para solucionar este problema vamos fazer uso da informação indicada pela seta vermelha (atualizada no dia 25/01/2012):
As coisas ficariam sobremodo interessantes se o leitor que jamais viu este problema comentasse, dando um palpite baseado puramente na intuição.

Dica: o cálculo envolve números "bem grandes", por isso não deixe de utilizar um software.

Confira a resposta, aqui.

Referências: junto com a solução.
Erros podem ser relatados aqui.

8 comentários :

  1. Parabéns pelo aniversário. Sei que como blogueiro que precisamos dedicar o nosso tempo a divulgação da Matemática e por isso, atingir esta data com as publicações regulares não é nada fácil. Sucesso nesta escalada e que venha o aniversário de 2 anos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro e Caroline, Parebéns pelo blog e por tantas contribuições importantes! Como o Paulo disse, não é nada fácil manter um blog de qualidade... mas não fomos nós quem escolhemos assim? Desejo que continuem nessa luta em difundir o conhecimento por muito mais tempo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amigos Pedro e Caroline! A dedicação de vocês depositadas ao blog MANTHANO é um exemplo para mim que estou começando. Quando meu blog tiver 01 ano, espero que o seu tenha 02 e com muitas informações trocadas entre eles. E que prossigamos anos e anos. Seu mega-arquivo é um deleite para quem gosta de matemática e uma importante referência na net.

    Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Olá Prof Paulo, Kleber e Aloisio. Agradeço o elogio de todos e concordo plenamente com vcs. Realmente, não é nada fácil manter um blog (principalmente devido ao tempo). Vamos ver o que acontece no decurso deste ano e tomara que no próximo estejamos todos com nossos projetos a pleno vapor.
    Abraço.
    Pedro R.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário de 1 ano. Que venha o 2º ano com muito sucesso! Abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!

    As vezes bate um desânimo, dá vontade de parar... mas é assim mesmo, não somente em manter um blog atualizado, mas também é assim na vida. Continue fazendo seu trabalho, continuo prestigiando desse lado de cá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá mundo da Matemática, Rafael e Edigley. Obrigado pelos elogios e pelas palavras motivadoras. Abraço a todos.
    Pedro R.

    ResponderExcluir

Arquivo do BLOG MANTHANO

Atualizações dos nossos parceiros: